O legado do Projeto Capacitar para Transformar em São João da Barra


Foto: Ramon Mulin

A experiência do projeto de extensão "Piscicultura Integrada no cultivo de Tilápia em São João da Barra" foi publicada pela editora Novas Edições Acadêmicas. O projeto funcionou de 2004 a 2010 no Balneário de Atafona e recebeu financiamento do Programa Fome Zero da Petrobrás que permitiu a construção das instalações hoje ocupadas pela Capitania dos Portos. 
Apesar de descontinuado em função do desinteresse do poder público, já que o mesmo tinha cunho social, o conhecimento gerado pelo projeto é um legado importante. A publicação do livro "Instruções para o cultivo de Tilápias em Tanques Forrados com Plástico", organizado por Ana Paula Ribeiro Costa Erthal (doutora em Zootecnia e especialista em piscicultura pela UENF), Milton Erthal Junior (doutor em Agronomia e professor do IFFluminense) e Alcimar das Chagas Ribeiro (economista, doutor em Engenharia de Produção e professor da UENF) materializa  essa rica experiencia que está disponível para ser replicada em qualquer outro lugar com as mesmas características.
Uma outra comprovação do legado do referido projeto está nas recentes experiências do cultivo da Tilápia em tanques de concreto em Grussai e Mato Escuro. Trata-se de um avanço tecnológico bastante promissor, porém dentro das premissas traçadas pelo projeto original. Essa mesma experiência acabou de ser publicada em novembro no Simpósio de Engenharia de Produção em Bauru - SP.
Os interessados podem fazer contato através do blog Economia Norte Fluminense. 


Comentários

  1. Olá, boa tarde! Como faço par adquirir um exemplar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode passar o seu número para professoralcimar@gmail.com

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. excelente iniciativa que transforma o conhecimento técnico em melhorias para a sociedade! parabéns aos autores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

O Perfil da Agricultura em Campos dos Goytacazes