O estoque de emprego formal nos principais municípios da região Norte Fluminense

Os três principais municípios da região Norte Fluminense perderam 22.754 empregos em 2016 com base em 2015, segundo o Ministério do Trabalho. Macaé perdeu 12.079 empregos, equivalente 8,69% do estoque total. Campos dos Goytacazes perdeu 8.588 empregos ou 8,69% do estoque total, enquanto São João da Barra perdeu 2.087 empregos ou 19,97% do seu estoque total no mesmo ano.
Setorialmente, os serviços com 40,07% e o comércio com 27,78% do emprego total em 2016 se destacaram em Campos dos Goytacazes. Em Macaé, os setores que predominaram foram o de serviços com 36,10% e a extrativa mineral com 16,84% dos vínculos totais, enquanto em São João da Barra os setores que predominam foram a administração pública com 33,27% e serviços com 25,07% do total de vínculos em 2016.
Observem que o setor de comércio em Campos apresentou uma participação relativa equivalente a  mais do dobro dos outros municípios. A sua condição espacial de centralidade fortaleceu o seu comércio, além da infraestrutura pública sediada no município.
Outro aspecto que chama a atenção é a relevância do setor de serviços em Campos e Macaé. Em Macaé associado a atividade petrolífera, com maior qualificação e maior rendimento, enquanto em em Campos dos Goytacazes, com exigência de menor quilificação e, portanto, rendimento mais baixo. 
Finalmente, o setor de administração pública em São João da Barra é extremamente alto, caracterizando a falta de oportunidade de trabalho nas atividades  do setor produtivo provado.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação