A economia da região Norte Fluminense em debate

Cerimonia de instalação do Instituto Teotônio Vilela (ITV - PSDB) em Campos dos Goytacazes, com posse do Dr. Alexandre Buchaul como diretor, foi realizada nesta segunda feira 13 de fevereiro. 
A programação permitiu um amplo debate sobre a economia regional, especialmente, sobre as dificuldade dos municípios fixar a riqueza do petróleo e da infra estrutura portuária. O professor Alcimar Chagas apresentou indicadores que atestam que os municípios, ainda dependentes das rendas de petróleo, não conseguem resolver os problemas do subdesenvolvimento, enquanto as lideranças mantem as expectativas de solução regional via grandes investimentos.  
Como alternativa, o economista demonstrou o potencial do desenvolvimento endógeno, quando implementado a luz de um processo de governança capaz de desconstruir gargalos instalados, tais como: individualismo exacerbado, dificuldade de cooperar, problemas de confiança, etc. Nesse contexto, os recursos tangíveis e intangíveis de cada local exercem papel fundamental, completa o economista. 
O economista Ranulfo Vidigal, falou sobre as dificuldades orçamentárias vividas especialmente por Campos dos Goytacazes. Levantou as dificuldades do governo manter serviços fundamentais, no contexto da queda acentuada das receitas orçamentarias no exercício de 2017.

Comentários

  1. Parabens professor Alcimar... lamento nao poder ne fazer presente pois suas explanações sao sempre elucidantes e nos fazem acreditar que nossa saída de fato é através do desenvolvimento endógeno da regiao, o qual devemos insistir para sensibilizar os nossos governantes

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo Edmar, você realmente fez falta. Continuamos a nossa luta. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra