Uma visão pratica do desenvolvimento socieconômico em espaços periféricos

As imagens mostram um exemplo de trabalho produtivo, envolvendo a transformação de recursos locais, muitos com baixo ou nenhum valor comercial, em produtos de alto valor agregado. Esses exemplos ainda estão no âmbito da experimentação e visam sensibilizar e capacitar produtores rurais em São João da Barra.
A primeira foto são abacaxis, muitas vezes deixados no campo, por não atingirem os padrões de exigência do mercado de frutas frescas. No caso especifico, na segunda foto, o insumo desprezado deu vida a uma torta de abacaxi, sobremesa muito apreciada.
A terceira foto, o maxixe de valor limitado para o produtor, já que a pratica é o comércio com intermediários, vira insumo para o picles de maxixe. O novo produto, além de compor sofisticados pratos de salada, pode ser servido como aperitivo da linha saudável com bebidas finas. 
Vejam que todo esse esforço, vai na direção da necessária criação de trabalho produtivo com agregação de valor. Estratégias dessa natureza insere trabalhadores e melhora a renda da sociedade local, refletindo em bem estar da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra