Experimentando a força da organização produtiva em São João da Barra

Conforme já relatado anteriormente, estou utilizando um laboratório real para experimentar alguns conceitos que acredito de fato. Os resultados tem surgido muito rapidamente. Eu diria que  o primeiro foi, exatamente, o fato de um grupo de produtores aceitar essa ideia. Poderíamos considerar, no âmbito desse fato, a questão do resgate da confiança
O segundo resultado está representado nessa imagem. Uma demanda relativa à adubação verde, colocada por um produtor. A discussão coletiva viabilizou a cessão de mudas de uma espécie de adubação verde, denominada Crotalária Júncea, da produtora Noemia Magalhães para o produtor Leandro Barreto, que aplicou no cultivo de feijão vermelho, conforme pode ser observado na foto. A adubação verde protege a planta contra pragas, fertiliza o solo e evita o uso de produtos químicos. Isso quer dizer: 
(+ produtividade - custos = sustentabilidade).   
Um terceiro resultado, diz respeito a elaboração de um projeto para construção de um ponto comercial as margens da estrada entre Cajueiro e porto do Açu. Nesse processo entra mais um elemento essencial. A participação do secretário de Obras de São João da Barra Henys Pinto. Um conceito importante nessa questão é a tal rede de proteção social aos pequenos negócios. É importante observar que os esforços não exigem grandes volumes de recursos financeiros. No caso específico, o secretário municipal Henys Pinto, tem um papel fundamental, já que tem larga experiencia em agregar valor a coisas muitas vezes abandonados no ambiente. Todos sabem de sua grande capacidade criativa que, felizmente, estará beneficiando esse grupo de produtores rurais de nosso município. Acredito ainda que com iniciativas dessa natureza, provamos que dinheiro não é tudo e o que o conhecimento, a capacidade de empreender e o comprometimento fazem a diferença. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições