A falácia do turismo em São João da Barra

O discurso da oposição sobre turismo em São João da Barra, não se fundamenta. Os excessivos gastos com artistas renomados e assessórios durante as gestões anteriores, não geraram os resultados alardeados. O discurso sobre a melhoria do comércio com geração de emprego não se verificou no período analisado de 2007 a 2012. Vejam os valores relativos aos gastos com turismo e vagas de emprego no comércio geradas no primeiro trimestre de cada ano no gráfico.

Observem que em 2009 a gestão anterior gastou R$26,6 milhões no primeiro trimestre do ano, período de verão, e o resultado da gastança foi a geração de 19 vagas de emprego no comércio. Em 2012 foram gastos R$25,0 milhões no primeiro trimestre do ano e o comércio eliminou (destruiu) 19 vagas de emprego. Esse balanço mostra um gasto nominal de R$51,6 milhões nesses dois anos e nenhuma vaga de emprego criada no comércio. É mole?
Conforme podemos observar, toda essa gastança pode ter beneficiado alguns, porém a economia local permaneceu estagnada. O desperdício de outrora afeta profundamente o presente.

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