Proximidade das eleições municipais

POSTAGEM DE AGOSTO DE 2012

Pessoal, com o início dos comícios para que os candidatos exponham os seus projetos para SJB, proponho algumas discussões no nosso espaço virtual. Bem, Degredo recebe o candidato Betinho Dauaire. Esta região, seguindo em direção a área rural do quinto distrito (antigo), tem boas experiências no cultivo de folhas, legumes e verduras e sofre pela baixa produtividade e falta de apoio público. A solução do governo Betinho se estrutura a partir do diagnóstico da atividade e do planejamento da oferta, inicialmente, baseado na demanda da merenda escolar. Esta visão é justificada, já que a rede municipal compra de outras regiões, em torno de, 222 toneladas de alimento por ano, gerando emprego fora do município.


De posse do planejamento, o governo formulará uma rede de articulação que envolve, de um lado, a universidade e centros de pesquisas agropecuárias para a combinação e aplicação dos conhecimentos científicos e práticos e, do outro lado, os bancos oficiais com suas linhas de crédito específicas para a atividade. A aplicação do modelo se constitui em “projetos demonstração” que serão acompanhados por um grupo de conhecimento interdisciplinar, cujo objetivo é reconstruir a confiança abalada e incentivar mudanças de práticas que são nocivas ao produtor rural. A disseminação desse modelo visa gerar uma oferta de produtos de qualidade e alta produtividade que deverá ser compatibilizada com a criação de agroindústrias (produtos processados por grupos familiares). 

O governo lidera a coordenação desse modelo, já que terá o compromisso de articular conhecimentos que transforme a fraca agricultura de subsistência em uma agricultura com características empresariais, ou seja, agricultura a base de conhecimento, organizada em cadeias produtivas, produzindo produtos de alto valor agregado e capaz de gerar emprego, renda, qualidade de vida no campo e sustentabilidade. Esta é a estratégia para evitar a uma forte exclusão social de, aproximadamente, 7.000 pessoas que dependem dessa atividade e que não encontrarão oportunidade na atividade industrial. Por outro lado, é essencial manter a base agrícola do município para evitar a dependia alimentar a outras regiões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições