Receitas de royalties em janeiro de 2016 na RNF

As rendas de petróleo em janeiro deste ano, mantiveram a trajetória de queda na região Norte Fluminense.  A queda foi 19,81% em relação a dezembro do ano passado e de 27,94% em relação a janeiro de 2015.
Dentre os municípios produtores de petróleo, o mais afetado foi Quissamã que registrou uma queda de 21,67% em janeiro, com base em dezembro último, seguido por Campos dos Goytacazes com uma queda de 20,69%, Macaé com uma queda de 19,14%, São João da Barra com um queda de 18,86% e Carapebus com uma queda de 17,01%.
O gráfico a seguir, apresenta as variações de janeiro de 2016 em relação a dezembro último para os municípios produtores de petróleo na região, assim como a relação com as rendas totais para todo o país.


Podemos observar que a queda das rendas totais distribuídas aos municípios do país é de 18,42% em janeiro, portanto menor do que a queda de 19,81% nos municípios da região Norte Fluminense. A diferença é intrínseca a desaceleração da produção da Bacia de Campos, frente a produção total do país. Vejam que é essencial o planejamento de novas fontes de recursos orçamentários na referida região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra