Evolução da produção leiteira nos principais produtores do estado do Rio de Janeiro


São Francisco de Itabapoana se destaca na produção leiteira do estado do Rio de Janeiro. O gráfico apresenta a evolução da produção, em mil litros, nos principais municípios produtores do estado, no período de 2010 a 2014. 
Observem que São Francisco de Itabapoana tinha em 2010 a menor produção entre os municípios selecionados, ou seja, 10,3 milhões de litros de leite, quase a metade do Valença com 29,5 milhões de produção. Ao longo dos anos subsequentes, entretanto, a evolução de São Francisco foi consistente, atingindo 42,0 milhões de litros em 2014, a maior produção individual do estado do Rio neste ano. 
O que chama a atenção é que o município tem se destacado, de forma importante, tanto na atividade agrícola, quanto na atividade pecuária, sem, portanto, mudar mais, acentuadamente, os indicadores de desenvolvimento. Esse é um caso especifico de ausência de  um sistema de organização produtiva mais planejado e com a direção de um processo de governança, voltado para potencializar competitividade e melhoria de vida dos envolvidos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra