Agricultura temporária na região Norte Fluminense em 2014

A região Norte Fluminense encolheu 10,91% da área colhida de lavoura temporária em 2014, com base em 2013, porém manteve o valor médio de produção no mesmo período. Os destaques negativos ficaram por conta de Cardoso Moreira com queda de 51,76% e Quissamã com queda de  45,02%. Já como exemplo positivo, destaque para Conceição de Macabu com crescimento de 241,12% e São João da Barra com crescimento de 150,46% no mesmo período.

No que diz respeito ao valor da produção, a região apresentou uma queda média de 10,08% em 2014, com base em 2013. Destaque negativo para Quissamã com queda de 52,72% e destaque positivo para Conceição de Macabu com crescimento de 424,96%, São Fidélis com crescimento de 117,67% e São João da Barra com crescimento de 101,55%.


Fatores como o aumento da área colhida da mandioca e a valorização do preço em 2014 explicam a evolução do quadro em Conceição de Macabu. Já em São Fidélis, o destaque foi o tomate que teve o seu preço valorizado. Em São João da Barra, o aumento da área colhida e o valor da cana de açúcar e do abacaxi apresentaram impactos positivos no resultado final.

O gráfico acima, apresenta o valor da produção por hectare para os municípios da região Norte Fluminense em 2014. Podemos observar que Conceição de Macabu, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra registram valores acima do valor médio regional. São João da Barra, apesar dos impactos negativos oriundos do projeto do porto do Açu (desapropriações, salinidades da terra, etc.) registrou o maior valor por hectare, como já dito, em função da valorização do preço da cana de açúcar e da ampliação do cultivo de abacaxi, cujo preço, também foi bastante satisfatório.

Campos dos Goytacazes, com a maior extensão territorial, vem diminuindo a área colhida. Em 2014 a ampliação do cultivo de abacaxi elevou em 22,7% o valor por hectare, porém a atividade não tem apresentado uma dinâmica regular. De qualquer forma, a agricultura regional mostra que pode ser potencialmente importante, em termos de geração de riqueza e trabalho, caso receba um melhor planejamento para a sua organização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições