Queda do PIB no trimestre confirma recessão econômica no país

O Produto Interno Bruto (PIB) do país apresentou queda nos dois trimestres de 2015. No primeiro trimestre a queda foi de 0,7% em relação ao trimestre anterior, enquanto no segundo trimestre a queda foi de 1,9% em relação ao trimestre anterior.
No acumulado do ano, período de janeiro a junho, a queda foi de 2,1% em relação ao mesmo período ano anterior.  O gráfico apresenta as taxas de variação do PIB no primeiro semestre nos anos de 2007 a 2015. A queda em 2015 só não foi tão ruim quanto a queda de 2,4% em 2009, no furacão da crise internacional. O olhar pelo lado da produção mostra um crescimento de 3,0% da agropecuária no semestre em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto que a indústria declinou 4,1% e o setor de serviços declinou 1,3% no mesmo período.Pela ótica da demanda interna, a questão preocupante é a queda do investimento em 9,8% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período do ano anterior. 
Complementarmente, o consumo das famílias declinou 1,8% e o consumo do governo declinou 1,3% no mesmo período.  O resultado do setor externo, no mesmo período, apresenta uma queda de 8,2% nas importações e um crescimento de 5,6% nas exportações, considerando a comparação com o primeiro semestre do ano anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra