O retrato da violência em São João da Barra

Comércio localizado no bairro Nova São João da Barra. Grades de proteção contra assaltos, ocorrência muito comum nos dias atuais na cidade de São João da Barra.

Um retrato triste de uma cidade, anteriormente, tranquila, receptiva e que proporcionava muita satisfação aos moradores e visitantes. Justificam alguns que o crescimento e a modernidade trazem problemas, portanto as ocorrências devem ser vistas como naturais. Mas, afinal, qual crescimento? Qual modernidade? De concreto, vemos uma intensa propaganda na mídia sobre a chegada de milionários investimentos, o que motiva a vinda de empreendedores e trabalhadores em busca da imaginária riqueza.

Porém, contrariando as expectativas, de fato, a cidade oferece um alto custo de vida, especulação imobiliária, falta de opção para o consumidor, desorganização urbana, eliminação de emprego no comércio e um padrão de violência incompatível com as características do município.

A combinação desses elementos inibe as iniciativas dos investidores das empresas locais que demitem trabalhadores, enfraquecendo a renda local. Em consequência a cidade "rica" aprofunda a pobreza dos seus habitantes que perderam a liberdade e convivem com o medo da violência instalada.

Realmente um grande problema que fica sem solução, já que não existe qualquer organismo não governamental capaz de mobilizar e organizar a sociedade. Desta maneira, predomina o empoderamento das forças políticas que subordina a população sem qualquer capacidade de reação.

Lamentável!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições