Orçamento per capita e desenvolvimento: contradições do petróleo

Com objetivo de reunir exemplos sobre as contradições a cerca das rendas de petróleo e seu uso para o bem estar das populações, a tabela reúne indicadores dos municípios de Venda Nova do Imigrante e Presidente Kennedy no Estado do Espirito Santo. Kennedy produtor de petróleo e Venda Nova focada no agroturismo. Uma primeira observação é que o orçamento de Venda Nova do Imigrante equivale a 21,1% do orçamento de Presidente Kennedy e, considerando a população de cada município, podemos afirmar que Presidente Kennedy tem o equivalente a R$21.911,69 para gastar por habitante (referente ao ano de 2011). Já o Venda Nova do Imigrante conta somente com R$2.307,60 para gastar com cada habitante, ou seja, Kennedy tem uma valor por habitante 9,5 vezes maior que o valor de Venda Nova, o que leva a afirmação de que Kennedy é muito mais rico do que Vanda Nova. 
Entretanto, quando aprofundamos a análise vemos que a situação é bem diferente. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é maior em Venda Nova. O município alcançou o índice de 0,8021 ou alto desenvolvimento (8ª lugar no estado), enquanto Kennedy alcançou um índice de 0,7167 ou desenvolvimento moderado (38ª no estado). 
A contradição pode ser constatada na condição de maior riqueza orçamentária de Presidente Kennedy que, portanto, não se traduz em bem estar da população, já que o nível de desenvolvimento em Presidente Kennedy é superior, apesar do frágil orçamento público. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra