Execução orçamentária em Campos dos Goytacazes em 2014

A execução orçamentária em Campos dos Goytacazes, no período de janeiro a agosto de 2014, apresentou um pequeno déficit de 0,28% entre as contas receitas orçamentárias e despesas orçamentárias. Entretanto, entre as contas de receitas correntes realizadas e despesas correntes liquidadas, o município contabilizou um superavit de 23,04% no mesmo período. Observa-se um bom equilíbrio na execução orçamentária, já que é mantida a tendencia de redução da dependência da transferência de royalties de petróleo, pelo bom padrão da receitas próprias e, fundamentalmente, pelo padrão consistente de investimento. 
O gráfico apresenta a evolução percentual das receitas próprias e do investimento no município. Podemos observar um bom crescimento relativo das receitas próprias em relação as receitas correntes. Em 2008 essa participação era de 4,96% e subiu para 9,64% em 2014 (janeiro a agosto). 
Quanto ao nível de investimento, devemos considerar que Campos dos Goytacazes tem sido uma excelente referência no país. Com um nível de investimento de 17,81% em 2014 (investimento realizado sobe receitas correntes realizadas), no período de janeiro a gasto, o município mantém uma boa disposição na alocação de recursos em investimento, o que garante mudanças estruturais importantes para o município no futuro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições