Semana de C&T e Mostra de Extensão na UENF

08/10/14

Informativo da UENF
Campos dos Goytacazes (RJ), quarta, 08 de outubro de 2014 – Nº 3.270

Semana de C&T será aberta nesta segunda-feira

Abertura da Semana de C&T 2013
Abertura da Semana de C&T 2013
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 será aberta oficialmente na UENF nesta segunda-feira, 13/10/14, às 15h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, com a presença de autoridades das três instituições envolvidas: UENF, UFF e IFF.  Após a solenidade de abertura, o professor Ricardo Toledo Neder, da Universidade de Brasília (UnB), ministra palestra sobre o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” — tema escolhido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) para a Semana de C&T deste ano. E às 17h, haverá o lançamento do livro Gestão Hidráulica na América Latina e Espanha (EDUENF), organizado pela professora Simonne Teixeira, do Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (LEEA) do Centro de Ciências do Homem (CCH).
O evento, que se estende até sexta-feira, 17/10, engloba a XIV Mostra de Pós Graduação da UENF e a VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. A programação inclui palestras, debates, visitas de alunos à UENF, sessões de poster, apresentações orais, minicursos, entre outros. Uma das palestras da Mostra de Extensão, a ser realizada na quarta-feira, 15/10/14, é sobre “Desenvolvimento regional e tecnologias sociais”. A palestra será ministrada pelo professor Alcimar das Chagas Ribeiro, do Laboratório de Engenharia de Produção do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UENF.
— Pretendemos mostrar, com indicadores, que os grandes empreendimentos, como o do setor petróleo e de infraestrutura portuária, por exemplo, não são capazes de interferir positivamente em áreas que são economicamente menos favorecidas. É preciso dotar essas regiões de atividades que possam ajudar no desenvolvimento. Entendemos que é preciso pensar o desenvolvimento regional de dentro para fora. Precisamos de uma governança institucional. A própria universidade, com conhecimento, e os governos, seja nos âmbitos municipal ou estadual, apoiando na captação de recursos para os investimentos, podem ajudar a gerar o processo de gestão, aumentando a competitividade econômica local e regional— diz.
Confira a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

Encontro discute nesta quinta estratégias de internacionalização

O evento será realizado no Centro de Convenções Oscar Niemeyer
O evento será realizado no Centro de Convenções Oscar Niemeyer
Será realizado nesta quinta-feira, 09/10/14, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na UENF, o 1º Encontro de Estratégias de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior no Brasil. O evento, coordenado pela Rede das Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Reari),  terá a participação de representantes de instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro e também de universidades estrangeiras. A abertura está prevista para as 9h.
Na parte da manhã (das 9h às 12h), serão abordados os temas “Como estruturar um escritório de assessoria internacional” e “Internacionalização de currículos acadêmicos”. Já na parte da tarde (das 14h às 17h), os temas serão: “Estratégias de financiamento para internacionalização” e “Principais agências internacionais que atuam no Brasil”.
— O fato de a UENF ter sido escolhida para sediar o evento é de fundamental importância para a instituição, para os alunos de graduação e pós-graduação e também para a qualificação dos programas de pós-graduação da Universidade — afirma o professor Carlos Logullo, da Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais da UENF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra