Um primeiro trimestre frágil para a economia brasileira

Na contagem do PIB do primeiro trimestre de 2014, a agropecuária se destacou com um crescimento de 3,6% em relação ao trimestre anterior, enquanto a indústria caiu 0,8% e os serviços cresceram 0,4% no mesmo período. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2014 e o primeiro trimestre de 2013 o crescimento do PIB alcançou 1,9%, enquanto a variação acumulado dos quatro últimos trimestres chegou a 2,5% em relação ao mesmo período anterior.

Pela ótica do consumo foi observado, ainda na análise do primeiro trimestre de 2014, a expansão de 0,7% do consumo da administração pública, a queda 2,1% na formação bruta do capital fixo e queda 0,1% no consumo das famílias. No setor externo, enquanto as exportações caíram 3,3% as importações cresceram 1,4%.


Aprofundando a análise temporalmente na comparação do primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano anterior,  pode-se observar uma trajetória de queda na taxa de investimento e na poupança bruta, conforme mostrado no gráfico acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições