Execução Orçamentária em São João da Barra em 2013

A execução orçamentária em São João da Barra, no período de janeiro a outubro de 2013, merece algumas observações. Tudo indica que as Receitas Correntes realizadas até o fim do ano fique 19,5% menor que o valor previsto. As receitas tributárias realizadas, por sua vez, devem superar em 31,2% o valor previsto, porém as Transferências Correntes, cuja participação é muito maior nas Receitas Correntes, devem ser menor 24,8% do valor previsto para todo o ano. 
Um outro aspecto é que as Despesas Correntes são aceleradas na perspectiva de uma receita que não ocorrerá em toda a sua magnitude. A despesa de salário e encargos nos dez meses do ano levou quase a metade do valor valor arrecadado, ou 48,8% das Receitas Correntes realizadas. Inversamente, se mantem a dificuldade de alocação de recursos em investimento. De R$22,2 milhões previstos para investimento no ano, foi liquidado até outubro o equivalente a 23,4% ou R$5,2 milhões. Quer dizer que nesses dez meses, o Investimento representou somente 1,9% das Receitas Correntes realizadas. 
O último bimestre, tendo em vista as festas de final de ano, pode dificultar o necessário esforço de melhoria da execução orçamentária para 2013. Agora é o momento de pensar 2014 e planejar um processo de maior eficiência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra