Mapeamento das Receitas Próprias e Investimento no Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2013

Uma avaliação sobre a execução da receita orçamentária própria e do investimento no Rio de Janeiro, através dos principais municípios com informações na base da Secretaria do Tesouro Nacional, nos mostra uma certa fragilidade de alocação efetiva do orçamento em investimento. O gráfico apresenta as taxas representativas da relação receitas próprias / receitas correntes e investimento/receitas correntes nos municípios selecionados. 

Observa-se que os municípios com as mais altas taxas de receitas próprias (Volta Redonda, Angra dos Reis, Niterói, Rio de janeiro, Macaé e Nova Friburgo), apresentam uma base empresarial importante, evidente que com padrões diferenciados entre eles.  Porém, contraditoriamente, esses municípios não apresentam respostas na execução do investimento. Eles têm taxas de investimento liquidado no período, bastante baixas, com destaque negativo para Niterói.

O melhor equilíbrio entre receita própria e investimento pode ser observada em Campos dos Goytacazes. O município apresenta uma taxa de investimento liquidado de 13,58% no período, a maior taxa entre os municípios, apesar da taxa de receitas próprias ter alcançado 8,44%, percentual bem inferior aos municípios com uma base empresarial mais sólida. 


Fica evidente neste quadro, a importância de uma base industrial no interior do sistema econômico local dos municípios, além de maior capacidade da gestão pública, no que diz respeito a alocação do orçamento em investimento. No caso de Campos dos Goytacazes, verifica-se uma trajetória ascendente das receitas próprias, porém ainda é baixa a participação das receitas próprias nas receitas correntes.  Por outro lado, a gestão do investimento vem mantendo um padrão de excelência. É aconselhável a formulação de estratégias mais agressivas para impor maior velocidade ao crescimento das receitas próprias, além da manutenção do atual padrão de eficiência na gestão do investimento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra