I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CCH/UENF

Foi realizado nesta última quarta feira, dia 31 de julho de 2013 I Seminário "Extensão Universitária em debate" no contexto das diretrizes aprovadas pelo colegiado de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), sob a coordenação da professora Maria Clareth Gonçalves Reis, coordenadora de extensão do Centro de Ciências do Homem (CCH). O seminário contou com a participação de aproximadamente 120 participantes, dentre eles, bolsistas dos cursos de administração pública, pedagogia e ciências sociais do CCH, estudantes dos cursos de biologia, matemática, agronomia, engenharia de produção, medicina veterinária, ciência da computação, estudantes do ensino médio de São João da Barra, bolsistas da Universidade Aberta e estudantes da pós-graduação do CCH. O evento representou uma grande oportunidade para que os presentes conhecessem mais efetivamente os projetos desenvolvidos no CCH, buscando uma maior proximidade e possíveis parcerias entre temas afins.

Durante a abertura do evento, o Pró-Reitor Paulo Nagipe fez uma explanação sobre o papel da extensão no contexto universitário, apresentando algumas ações já implementadas e as suas expectativas em relação ao futuro da extensão na UENF. Em complemento, o assessor da PROEX, professor Alcimar das Chagas Ribeiro, chamou a atenção para a necessidade do aprofundamento das discussões sobre extensão, sua trajetória, praticas contributivas e alternativas estratégicas para o fortalecimento dessa função na UENF. 

Em seguida a professora Maria Clareth presenteou a plateia com uma bela apresentação de Jongo, dança afro-brasileira apresentada pela Noinha jongueira, bolsista voluntária da professora Maria Clareth e participante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UENF). Após a apresentação cultural deu-se inicio às exposições dos 23 projetos do CCH inscritos no seminário. Um próximo encontro será programado para o Centro de Ciências Biológicas, em data a ser divulgada.


Algumas questões foram apontadas no debate, dentre elas: como fazer extensão de qualidade com uma redução tão grande de bolsistas? E, por fim, considerando a relevância da discussão proposta neste I Seminário os participantes sugeriram dar continuidade ao debate numa Mesa Redonda na V Mostra de Extensão que será realizada em outubro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra