Síntese da Conjuntura Econômica em Campos dos Goytacazes

A publicação do Balanço Anual de 2012 de Campos dos Goytacazes, pela Secretaria do Tesouro Nacional, permite uma avaliação da gestão orçamentária do município e o cruzamento com outros indicadores econômicos. Conforme o gráfico a seguir, foi verificado um forte crescimento nominal de 124,28% nas receitas tributária em 2012, com base em 2008, além de sua evolução na proporção com das receitas correntes de 4,95% em 2008 para 7,66% em 2012.

O aumento das receitas próprias, em conjunto com uma melhor dinâmica interna da economia, teve reflexo na diminuição da dependência orçamentária às transferências de royalties e participações especiais, cuja relação proporcional as receitas correntes caiu de 70,0% em 2008 para 54,99% em 2012. Evolução do investimento público, Incentivos a criação de novos negócios e formalização de negócios informais estão na base desse processo.

A boa execução orçamentária teve impactos no aumento do valor adicionado fiscal que apresentou um crescimento nominal de 28,21% no mesmo período.

Complementarmente, indicadores do sistema financeiro apontam para um melhor padrão da dinâmica econômica, já que a presente evolução materializa confiança do setor bancário na economia local. O saldo de depósito a vista do setor privado cresceu 81,71% e o saldo de operações de crédito cresceu 221,23% no mesmo período analisado.


Evidente que o aprofundamento no esforço de fortalecimento da atividade industrial no município deve ser prioritário, já que a sua capacidade integrativa das cadeias,  possibilita  o crescimento do produto, emprego e renda, num contexto de maior sustentabilidade do sistema econômico. A participação do FUNDECAM é essencial nessa caminhada, identificando recursos locais potenciais e o seu planejamento em negócios de alto valor agregado, com reflexo na geração de rendimentos crescentes para o sistema.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra