Projeto da UENF dissemina aspectos da história local em São João da Barra

Projeto de extensão da UENF avança envolvendo alunos da escola pública em São João da Barra. Com o objetivo de disseminar aspectos da história local os bolsistas apresentam  seminários nas escolas e trabalham na construção de uma cartilha ilustrada para distribuição e incentivo ao debate.
Desdobramentos importantes são observados com a mudança de estratégias. Inicialmente com foco nos alunos do ensino médio, agora o projeto formula ações para o ensino fundamental, com envolvimento dos diretores, professores e pessoal de apoio. Atividades como seminários, exposição de fotos antigas, peças teatrais, vídeos, etc. estão sendo estruturadas para disseminação nas escolas e outras entidades sediadas no município.
As imagens retratam o evento denominado "Café Literário" organizado pela escola Dr. Newton Alves que assumiu o projeto como institucional para o ano de 2013. Os alunos já experimentam o processo de discussão de pesquisa e exposição de documentos e fotos antigas do município, alimentando discussões sobre o modo de vida em momentos diferentes da história.
As atividades compõem o objetivo principal do projeto, cuja premissa define que o conhecimento da história fortalece o senso de pertencimento dos indivíduos, levando-os a cuidar, proteger o patrimônio material e imaterial da cidade, além de fortalecer o seu comprometimento com o bem estar coletivo. 

O projeto em seu segundo ano, atua com os bolsistas Débora Soares Longue, Chrisson Monteiro Roza, Francisco de Assis e coordenação do professor Alcimar das Chagas Ribeiro no Laboratório de Engenharia de Produção da UENF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra