Democracia e Desenvolvimento Econômico

Artigo publicado no Jornal O Diário - 25/06
de Alcimar das Chagas Ribeiro

O aprofundamento das discussões que venho exercitando sobre desenvolvimento econômico, tem fortalecido a ideia de que o estagio atual da democracia brasileira apresenta aspectos que inibem a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento socioeconômico. 

Naturalmente é preciso considerar as diferenças regionais e a capacidade de competição das empresas. Neste caso, o nosso foco de análise está nas regiões periféricas que apresentam dificuldades frente ao sistema econômico de coordenação pelas regras de mercado.

Desta forma, uma alternativa se constituiria através da existência de um espaço social com facilidade de articulação para a construção de redes e sistemas de governança. Este ambiente poderia motivar a construção de ações coletivas em direção ao desenvolvimento, aqui entendido como acesso real dos indivíduos as necessidades fundamentais (trabalho, renda, saúde, educação, moradia e lazer).

Lamentavelmente, resultados de diversos trabalhos científicos tem apontado características bem diferentes em  alguns espaços na região Norte Fluminense. Alto grau de individualismo e descaso com relação à "coisa pública" tem sido uma prática recorrente. Exemplo como a passividade da população em relação aos impactos dos investimentos nos setores petrolífero e portuário e, fundamentalmente, em relação à ineficiência da execução orçamentária nos municípios mais afetados por esses investimentos, corrobora com a ideia da necessidade do fortalecimento da democracia.

Tal fato depende da participação efetiva dos membros da sociedade, através dos diferentes organismos sociais constituídos na menor unidade de organização, que é o município. Institucionalmente, essas unidades  apresentam uma condição de independência política e econômica. 


Assim, o exercício da cidadania poderá promover a articulação em rede, fortalecer as relações democráticas, oxigenar as instituições e potencializar o desenvolvimento pela utilização eficaz dos recursos locais tangíveis e intangíveis. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições