UENF promove debate sobre riqueza e desigualdade

O tema "Da Riqueza ao Desenvolvimento Sustentável: O Dilema Regional, foi debatido nesta terça feira, no auditório do Laboratório de Engenharia de Produção da UENF, pelos economistas Alcimar Chagas (UENF), Ranulfo Vidigal (UFRJ) e Roberto Rosendo (UFF), tendo a professora Jacqueline Cortes da UENF como moderadora. 
Para uma platéia composta de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, o debate evoluiu apresentando um panorama da conjuntura econômica nacional e regional, acentuando  algumas fragilidades que corroboram para um quadro de desigualdade socioeconômico, mesmo em regiões favorecidas por substancial fluxo de investimento. As atividades petrolíferas e de infraestrutura portuária foram citadas como exemplo desse problema. Alguns pontos convergiram para o consenso entre os economistas, tais como: a ausência de um estoque de capital social necessário ao desenvolvimento da região, a fraca interação entre o governo e a academia e a fraca base industrial, geradora e distribuidora de riqueza. Esses fundamentos têm inibido a absorção de externalidades positivas, oriundas dos investimentos públicos e privados que se fazem presentes pelo menos a três décadas na região, indicou Alcimar Chagas. 
O economista Roberto Rosendo, acentuou a importância do governo, da política e do planejamento, no processo de transformação social, enquanto o economista Ranulfo Vidigal em concordância com Alcimar Chagas, falou sobre a importância do fortalecimento relacional entre governo e academia, além da necessidade do planejamento de ações endógenas voltadas para o desenvolvimento econômico, considerando as vantagens comparativas regionais.
Uma alternativa consensual entre os economistas é de que o desenvolvimento, diferente do crescimento econômico, deve passar pelo fortalecimento das instituições. Somente estas possibilitarão um ambiente propício a geração de riqueza, com um padrão de distribuição capaz de combater o processo de desigualdade perverso que aniquila parte da sociedade regional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra