UENF promove debate sobre riqueza e desigualdade

O tema "Da Riqueza ao Desenvolvimento Sustentável: O Dilema Regional, foi debatido nesta terça feira, no auditório do Laboratório de Engenharia de Produção da UENF, pelos economistas Alcimar Chagas (UENF), Ranulfo Vidigal (UFRJ) e Roberto Rosendo (UFF), tendo a professora Jacqueline Cortes da UENF como moderadora. 
Para uma platéia composta de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, o debate evoluiu apresentando um panorama da conjuntura econômica nacional e regional, acentuando  algumas fragilidades que corroboram para um quadro de desigualdade socioeconômico, mesmo em regiões favorecidas por substancial fluxo de investimento. As atividades petrolíferas e de infraestrutura portuária foram citadas como exemplo desse problema. Alguns pontos convergiram para o consenso entre os economistas, tais como: a ausência de um estoque de capital social necessário ao desenvolvimento da região, a fraca interação entre o governo e a academia e a fraca base industrial, geradora e distribuidora de riqueza. Esses fundamentos têm inibido a absorção de externalidades positivas, oriundas dos investimentos públicos e privados que se fazem presentes pelo menos a três décadas na região, indicou Alcimar Chagas. 
O economista Roberto Rosendo, acentuou a importância do governo, da política e do planejamento, no processo de transformação social, enquanto o economista Ranulfo Vidigal em concordância com Alcimar Chagas, falou sobre a importância do fortalecimento relacional entre governo e academia, além da necessidade do planejamento de ações endógenas voltadas para o desenvolvimento econômico, considerando as vantagens comparativas regionais.
Uma alternativa consensual entre os economistas é de que o desenvolvimento, diferente do crescimento econômico, deve passar pelo fortalecimento das instituições. Somente estas possibilitarão um ambiente propício a geração de riqueza, com um padrão de distribuição capaz de combater o processo de desigualdade perverso que aniquila parte da sociedade regional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições