Um olhar da economia local pelas operações bancárias

Preferência pela liquidez quer dizer manter os recursos indisponíveis para aplicação naquele ambiente, em função da baixa confiança e baixa capacidade de rendimentos adequados. Nesse caso, quanto menor o índice de preferência pela liquidez, mais confiável é o ambiente econômico para a aplicação de recursos. No caso do PLB dos bancos, a liberação de crédito para negócios nas cidades, vai depender do grau de confiança que eles, os bancos, tem em relação as cidades em que operam.   
Vejam que São João da Barra, apesar da condição de produtor de petróleo e sede do projeto do Porto do Açu, apresenta a pior condição, na visão dos bancos sobre dinâmica econômica e confiança, comparativamente a São francisco de Itabapoana e São Fidélis. 
 O gráfico apresenta os índices para os anos de 2006, 2010, 2011 e 2012. Observe que enquanto São Fidélis melhora o seu índice a cada ano (0,25; 0,14; 011 e 010), São João da Barra com índices muito maiores, piora em 2010, com base em 2006, melhorando um pouco em 2011 e voltando a piorar em 2012.
São Francisco de Itabapoana, apesar de ter um pequeno crescimento no índice em 2012, apresenta uma condição também superior a São João da Barra. 
Esses indicadores reforçam a discussão sobre os impactos de investimentos milionários em cidades de economia frágil. Pelo que temos visto, os R$5,0 bilhões gastos nos últimos seis anos no município não conseguiam alterar positivamente o estado da economia local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra