Projeto "Resgate da História de São João da Barra" é apresentado em seção pública em Atafona



O projeto de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, “Resgate e Disseminação da História de São João da Barra” foi apresentado, em mais uma seção pública, nas instalações do Projeto Capacitar em Atafona, nesta sexta feira. O coordenador Alcimar Chagas fez a abertura, mostrando a origem e motivação do projeto e, posteriormente, os bolsistas Chrisson Monteiro e Débora Soares conduziram o seminário sintetizando a trajetória histórica do município até os dias atuais. Os bolsistas concluíram com a reflexão sobre a importância de se conhecer a história local, já que somente com um bom entendimento sobre as debilidades sócio- culturais, pode-se pensar em políticas dirigidas para a sua recuperação.  

Após a apresentação, o estudioso das questões sócio-culturais de São João da Barra, André Pinto, fez importantes comentários sobre o conteúdo e a organização da apresentação, reconhecendo a importância do envolvimento de jovens estudantes com a história e a cultura local. Como representante público da cultura local, se colocou a disposição, como parceiro na evolução do mesmo projeto.  Outras participações importantes ocorreram com as intervenções de Francisco de Assis e do professor da UENF Dr. Ronaldo Novelli, parceiro do projeto e grande incentivador da extensão na região.

Comentários

  1. Excelente iniciativa, educação histórico-cultural e patrimonial do município. Isso ajuda a desenvolver o empoderamento da população e a valorização do lugar que habita.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Algeline. A idéia é auxiliar na construção do senso de pertencimento. As pessoas precisam valorizar e proteger o seu meio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições