Pessoal ocupado e salário médio mensal na região Norte Fluminense em 2010

A tabela apresenta o número de pessoas ocupadas assalariadas e o salário médio mensal em 2010, nos municípios da região Norte Fluminense, segundo o IBGE. Macaé, registrou um número mais expressivo de pessoal assalariado e a maior remuneração média mensal, 7,5 salários mínimos. Tal fato, está relacionado a sua condição de sede das empresas que operam na atividade petrolífera e, naturalmente, a própria característica do setor, ou seja, denso em capital e com um contingente elevado de trabalhadores muito qualificados.
A surpresa é Quissamã que apresenta a segunda remuneração média. Neste ano, o salário médio mensal indica o desenvolvimento de atividades de valor elevado, capaz de remunerar bem o trabalho e, consequentemente, o capital.
Por outro lado, São João da Barra também surpreende, porém negativamente, já que apresentou um salário médio de 2,2 salários mínimos, num contexto de aumento da taxa de pessoal ocupado e com fortes investimentos privados, por conta do projeto do Porto do Açu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra