Um carnaval bastante produtivo

Chegando ao final do carnaval, feriado extremamente produtivo, entre umas cervejas e o computador, consegui escrever a introdução do meu novo livro. Trata-se da segunda versão atualizada e ampliada do livro Economia Norte Fluminense: análise da conjuntura e perspectivas, que gostaria de compartilhar com os meus amigos leitores.
A discussão introdutória considera que a construção da estrutura econômica da região é reflexo da trajetória da conjuntura econômica nacional e regional. Assim, a conjuntura econômica nacional é analisada através da evolução do PIB, da movimentação do Comércio Exterior e da Formação Bruta do Capital Fixo. Na análise da conuntura econômica estadual, optei pela verificação da trajetória do PIB, pelo evolução do emprego formal, investimento, evolução das receitas correntes e pela movimentação do comércio exterior.
A presente análise não deixa dúvidas de que durante um ciclo longo de, aproximadamente, meio século o estado do Rio de Janeiro apresentou uma fraca evolução econômica. Entretanto, são reais as possibilidades de reversão desse quadro, dado o fluxo de capitais em direção a esta região. Porém, é importante acentuar a necessidade de formulação de políticas públicas no sentido de preparar a infra-estrutura social e econômica, de forma que o crescimento econômico não se verifique de forma concentrada e não se constitua num fator de exclusão social e empobrecimento de uma parcela substantiva da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra