Programa Cidades Sustentáveis é discutido na Câmara Municipal de São João da Barra

A Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos, com apoio da Câmara Municipal de São João da Barra e do Movimento Nossa São João da Barra, promoveram palestra sobre o Programa Cidades Sustentáveis, com o professor George Winnik, na sede do Legislativo nesta segunda.
Segundo o palestrante, o Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Através de vídeo e uma bela explanação, George Winnik apresentou cidades no Brasil e no mundo que implementaram práticas sustentáveis de desenvolvimento, alcançando pleno êxito. No caso de São João da Barra o desafio é grande, porém o exercício de boas práticas, no campo da ação conjunta, pode contribuir para que o município não repita os exemplos perversos, como o da vizinha cidade de Macaé. Ficou claro nas diversas intervenções que o crescimento econômico não deve ocorrer a qualquer custo. Os reflexos negativos devem ser avaliados, especialmente em casos de investimentos pesados em ambientes frágeis, como o que ocorre com o complexo portuário do Açu em São João da Barra.
O debate posterior a palestra contou com intervenções importantes do presidente do Movimento Nossa São João da Barra Alcimar Chagas, do presidente da Câmara Gerson Crispim, do diretor da Revista Sócioambiental Martinho Santafé e do representante da UENF professor Hamilton Garcia. A platéia também apresentou boas intervenções valorizando o debate.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra