A UENF debate o Complexo Portuário do Açu no encerramento da semana acadêmica 2011

Da Assessoria de comunicação da UENF


A mesa-redonda “A UENF e o momento de transformação regional: Complexo do Açu” encerrou, na manhã desta sexta, 11/11, a III Semana Acadêmica Unificada da UENF, iniciada segunda-feira, 07/11. Após a mesa-redonda, foi realizada a cerimônia de premiação dos quatro melhores trabalhos apresentados na sessão de painéis do Evento Unificado das Licenciaturas, realizado na última quarta.

Como participante da mesa e responsável pelo convite a empresa LLX para o presente debate, mais uma vez não consegui ter o prazer da presença do mesmo para discutir o porto do Açu num contexto mais ampliado, especialmente, no diz respeito a condição essencial de inserção da sociedade nesse novo momento de transformação, por conta dos volumosos investimentos. Porém, mesmo sem a LLX, comprovamos que a universidade é o espaço adequado para dar vida a um forum permanente de discussões sobre esse momento.

Na ocasião, juntamente com os professores Hamilton Garcia, Édson Correia e Almy Junior, conduzimos um amplo debate, onde as oportunidades e ameaças foram acentuadas. Evidente ficou também que a empresa não tem nenhum interesse nesse tipo de discussão, onde questões relacionadas as grandes ameaças socioeconômicas sobressaem. Talvez o ideal seja a propaganda institucional planejada, de acordo com as mazelas do ambiente, e as ações pontualizadas de cunho paternalista e populista que são trabalhadas pelo empreendedor.

De qualquer forma, continuaremos a divulgar as condições históricas da região, que são incompatíveis com o processo de transformação modernizante como a que constitui, assim como os indicadores relativos aos quatro anos de construção do Porto, os quais não confirmaram toda a divulgação da empresa e do governo. Existe uma acentuada diferença entre a propaganda e o que se verificou de fato.

Com o afastamento da empresa e do governo a discussões dessa natureza, perdemos a oportunidade de trabalhar estratégias positivas em direção a um melhor equilíbrio entre o avanço da modernidade proposta pelo complexo e a evolução das atividade tradicionais e históricas da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições