Estaleiro OSX - investimento - presença do Estado

Matéria da Folha da Manhã de hoje divulga a capacidade produtiva do estaleiro da OSX em São João da Barra. São 400 toneladas de aço ano e investimento de construção avaliado em R$ 3 bilhões, cujo financiamento do Fundo de Marinha Mercante chega a R$ 2,7 bilhões. Conforme podemos observar, as facilidades estão sempre disponíveis para os grandes grupos empresariais (possibilidade de desapropriação do patrimônio privado, recursos financeiros, incentivos fiscais, etc.), ou seja, a sociedade brasileira viabiliza grandes negócios. A pergunta para reflexão é a seguinte: Quais são os benefícios reais (diferente dos discursos) que estão disponíveis para que a mesma sociedade se insira nesses grandes projetos? Este é o ponto que queremos discutir, no ambito técnico, sobre os grandes projetos, o que não quer dizer que somos contra os mesmos empreendimentos. Quero lembrar que a discussão moderna sobre desenvolvimento local envolve a universidade, na interação com o governo e a empresa, no processo de planejamento e bem estar social, o que também não quer dizer prepotência do conhecimento.


Comentários

  1. Outro absurdo, vão pegar o dinheiro pagos em impostos para dar a um mega bilionário para fazer um mega investimento e ficar ainda mais bilionário. Ah, mas pode, o governo brasileiro é incompetente, e fazendo isso vamos gerar muitos postos de trabalho, vamos gerar mais impostos... Essa “parceria” para legalizar o que não poderia ser legalizado poderia ser mais clara, afinal estamos falando de bilhões de reais, um investimento que poderia ser aplicado em outras áreas, inclusive na defesa de nossas fronteiras...
    Agora essa “parceria” teria que haver contrapartidas que não estão claras, e falando em estaleiro com dinheiro federal, onde anda o IBAMA? Eles têm as licenças que deveriam ter, nesse caso as licenças Federais?

    ResponderExcluir
  2. Denis, são essas questõe que fortalecem a minha tese de que a única saida está na mobilização social e esta, infelizmente, representa o nosso grande gargalo. A população ainda não amadureceu o suficiente para enteder o seu papel na sociedade, ignora questões importantes para a sua vida e se entrega a questões fúteis que não agrega nenhum valor a sua condição social. É lamentável, mas estou triste com o comportamento da maioria das pessoas em nossa sociedade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra