"Cavalhada" o que representa?

Enfim! Uma substancial mobilização de pessoas. Um espetáculo que mobiliza, aglomera uma grande população que sai às ruas e aplaude um festivo momento no município de São João da Barra. Observo tratar-se de algo que não sei bem como conceituar. Só sei que costumam chamar de “cavalhada” a ou algo assim. Na verdade trata-se de um grande movimento envolvendo cavalos, carroças, pessoas e um monte de “bosta” fresca sujando as ruas. Tudo apoiado por políticos e pelo governo local. Carroças que aglomeram oito ou nove pessoas, ou mais ou menos meia tonelada, puxada por um único cavalo. Os cavaleiros, movidos a álcool, conduzem seus cavalos através de práticas de maus tratos, claramente visíveis. Fica muito evidente o padrão de ignorância de grupos participantes, o que contrasta com o momento propagandeado do presente desenvolvimento, em função dos altos investimentos por conta do complexo portuário do Açu. Será que estou exagerando? Não sei, só entendo que dizem que vivemos na era do conhecimento e da informação e que esse paradigma moderno não combina com esse quadro de horror. Será que não consigo entender práticas cotidianas? Estou preocupado. Aliás, tenho pensado que sou um verdadeiro idiota. Não entendo o senso comum e tenho feito coisas que a maior parte da população não entende. Será que preciso procurar um analista?


Comentários

  1. Professor cavalgada é um costume rural, remonta ao tempo dos tropeiros e seria apenas um passeio a cavalo, feito em grupo, por estradinhas na roça, atravessando os campos. Mas os políticos perceberam a popularidade das cavalgadas nas pequenas cidades e estão investindo e amplificando para claro, fazer a propaganda deles. Só que se esquecem de organizar direito a coisa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitor. Muito obrigado pela contribuição. Realmente um passeio a cavalo com um bom grupo, numa bonita área rural,deve muito prazeroso. Uma pena que as pessoas descaracterizam tal conceito. Um grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação