O papel do movimento social nossa São João da Barra

Tenho observado a falta de entendimento de alguns sobre o verdadeiro objetivo do Movimento Social Nossa São João da Barra (MSNSJB). Quero reafirmar que o movimento não é oposição a nenhuma força partidária nem aos investimentos oriundos do porto do Açu. O movimento pretende ajudar a sociedade a se organizar, entender o processo atual de mudanças e se inserir na discussão sobre o seu próprio futuro. Quero dizer que desta forma, ocorre um melhor equilíbrio de forças que faz bem a todos (governo, empresa e a população). O quadro atual, de concentração de forças na empresa e no governo, é perverso e dá margem para as arbitrariedades que estão ocorrendo.

Reforçando o papel do movimento, a cobrança que para muitos pode caracterizar política oposicionista, na verdade pretende discutir as responsabilidades da empresa que estão instituídas formalmente nos relatórios de análise ambiental, assim como, o verdadeiro papel do governo, nesse contexto.

No momento, o movimento discute essas medidas compensatórias por temas específicos. A agricultura foi o primeiro tema escolhido, dando origem a um seminário para discutir a estrutura técnica dos projetos indicados pelo governo e pela empresa X, sobre o eles denominam de “Fortalecimento da Agricultura”. O que muito nos estranhou foi que apesar do convite ter sido feito as duas instituições, as mesmas não compareceram, demonstrando desinteresse na discussão sobre suas obrigações com a sociedade.

Este quadro de desinteresse, entretanto, não tira a força do movimento que já definiu duas ações para o mês de agosto. O tema agricultura terá desdobramento, assim como a busca de um melhor entendimento jurídico sobre a questão da desapropriação no quinto distrito.

Este é o MSNSJB e o seu papel foca no fortalecimento da sociedade, o que contraria a situação atual de alta concentração de força no governo, não permitindo nenhuma possibilidade da sociedade civil se manifestar sobre os seus próprios interesses. Assim, espero ter contribuído para sanar as dúvidas existentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições