O que representa a greve dos trabalhadores do Porto do Açu?

Estou finalizando uma pesquisa sobre o Complexo Portuário do Açu, cujo objetivo é entender a natureza de sua configuração, além de identificar ações potenciais de capacitação das estruturas locais em direção a inserção local a esse novo movimento. Tal experiência tem me levado a criticar o uso da nomenclatura Distrito Industrial, que tem sido utilizado erroneamente. A presente ocorrência de paralisação das atividades pelos trabalhadores da construção civil que exigem o cumprimento de regras previamente estabelecidas e não respeitadas pela empresa responsável pela construção do porto é um grande problema e corrobora com a minha visão crítica.

Sem querer ser competitivo, lembro a grande contribuição de Becattini sobre o tema:

Becattini (1998) define então o "Distrito Industrial como uma entidade sócio-territorial que é caracterizada por uma coexistência ativa entre uma comunidade aberta, onde há grande afluxo de bens e pessoas, e um conjunto segmentado de empresas. Já que essas pessoas e empresas dividem o mesmo espaço geográfico, elas se interpenetram, isto é, atividades produtivas e a vida cotidiana se interceptam. O distrito se torna, assim, uma amálgama de competitividade, cooperação, costumes e instituições informais".

.............................................................................................................................

Como visto, esse ensinamento nos orienta para o esforço de induzir o fortalecimento das relações econômicas locais através da ação coletiva. O exercício quando bem orientado tende a fortalecer as raízes da confiança entre os diversos agentes, que mesmo resistindo inicialmente, tenderão a se doar a partir da internalização de resultados conseqüentes da cooperação. Desta forma, fortalece a tese de que é essencial construir capital social em espaços deteriorados pela desconfiança mútua.


Conclusão: a falta de respeito as regras institucionais alimenta a desconfiança e deteriora o tecido social, elemento não compatível com o conceito de Distrito Industrial.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra