São João da Barra realiza a sua I Conferência de Organização e Controle Social

Foi realizada ontem, dia 24, no auditório da Banda União dos Operários, a primeira Conferência Local de Controle Social em São João da Barra. O evento, cujo objetivo foi apresentar aos presentes, em torno de vinte interessados, as experiências sobre o tema em diversas cidades do Brasil, transcorreu de forma bem interativa e cumpriu o seu papel de difundir informações importantes sobre o processo de organização e controle social.

O professor Hamilton Garcia, cientista social da UENF e sua equipe, apresentaram as suas experiências relacionadas ao Movimento Nossa Campos e Observatório de Controle Social na mesma cidade e todos os presentes puderam tirar as dúvidas pertinentes. Mesmo não recebendo um número acentuado de pessoas, uma boa representação local estava presente. Setores essenciais como a pesca, a agricultura familiar, o comércio, cultura e comunicação, além de profissionais liberais, estavam presentes.

Outro aspecto importante e que indica respeito a sociedade local, foi o alto nível da discussão, integrando no mesmo ambiente, pessoas ligadas a grupos políticos diferentes. Conforme foi muito bem colocado, discussão dessa natureza deve ser considerada em um estagio acima de interesses partidários. Neste caso, o foco deve ser a organização da sociedade como pré requisito para melhorar o padrão de bem estar social. Foi muito bem lembrado o momento de transformação por que passa o município e a necessidade de maior participação dos cidadãos nesse processo.

Um próximo passo será dado na segunda sexta feira depois do carnaval, dia 18 de março, onde os interessados deverão compor a estrutura de fundação do Movimento “Nossa São João da Barra” para, posteriormente, dar inicio ao processo de intervenção segundo os temas e atividades identificadas como fundamentais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições