Ocupações e saldos de emprego em São João da Barra e Campos

As tabelas apresentam as dez ocupações com os maiores saldos de emprego em 2010 nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. Esta análise ajuda a identificar a cidade de origem das admissões do complexo portuário do Açu. Apesar do complexo ter como localização o município de São João da Barra, Campos dos Goytacazes se integra pela proximidade e vantagens no fornecimento de recursos e serviços, podendo atrair, desta forma, o interesse pela localização de empresas ligadas ao complexo portuário do Açu.
Entretanto, pelos números apresentados, tudo indica que as contratações tem se concentrado em São João da Barra, em função da natureza das ocupações que se compatibilizam com as obras de construção civil pesada inerentes ao complexo portuário. Observe que Campos apresentou o maior saldo de emprego em 2010 na ocupação de serventes de obras, que poderia ter atuação no porto. Entretanto, como é visível, neste ano a construção civil no município apresentou um avanço bastante forte, capitaneado por projetos privados e públicos. Neste caso, tudo indica que essas admissões, em sua maioria, não apresentam relação com o complexo portuário. As outras ocupações, fora pedreiro, não apresentam relação com o referido projeto portuário.
Por sua vêz, em São João da Barra podem ser verificadas ocupações com total conexão com as atividades de construção do complexo. Como é visível a fragilidade econômica do município e a total dependência em relação a presente atividade, os saldos de empregos em sua maioria se relacionam com o porto. Neste caso, podem ser observadas as seguintes ocupações: servente de obras, porteiro, soldador, caldereiro, mecânico de manutenção, técnico de segurança do trabalho. Assim, parece se confirmar a visão de que o emprego gerado, em função das atividades de construção do porto, realmente é muito aquém das expectivas e sua concentração ocorre em São João da Barra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições