O Novo ciclo econômico em São João da Barra foi debatido ontem na Camara Municipal

Posteriormente a reunião ordinária na Camara Municipal em São João da Barra, nesta quinta feira, apresentei uma discussão sobre o novo momento de fortes mudanças que afeta o município, em função dos investimentos do Complexo Portuário do Açu. Pude observar a grande preocupação dos produtores rurais do quinto distrito em relação ao futuro da atividade agropecuária e, até mesmo, em relação a manutenção do supremo direito de propriedade.
Realmente é lamentável a condução desse processo, porém é preciso reavaliar o comportamento do cidadão que compõe esta sociedade. Claramente, pode ser observada a dificuldade de participação do cidadão que, culturalmente apresenta um perfil individualista. Por outro lado, as instituições representativas desses atores são frágeis e não conseguem proteger os seus assistidos.
Neste caso, somente o poder público constituído apresenta algum tipo de organização, ficando a sociedade civil totalmente desestruturada. Observo que este quadro facilita a deterioração democratica e não inibe as praticas privadas que são perversas aos menos favorecidos, fato que acelera a concentração de riqueza e aprofundanda a pobreza e a exclusão social.
Insisto que os produtores rurais precisam buscar algum tipo de organização onde as ações possam ser construídas coletivamente e induzidas por uma massa critica representativa. O problema rural não se concentra em meia dúzia de produtores, ele afeta a todos os produtores e, consequentemente, a toda sociedade. Uma sociedade que não apresenta uma certa organização não governamental, não é solidária à questões dessa natureza e só consegue raciocinar em função do interesse individual, possivelmente não apresenta condições essenciais para se inserir em um processo de transformação com as caracteristicas da atual.

Comentários

  1. Parabéns prof. Alcimar por essa bela reflexão sobre a participação da sociedade no processo de transformação e desenvolvimento que vive nossa região!

    ResponderExcluir
  2. Prezado, vejo que é preciso perseverar nesta discussão. Quanto maior for o volume de debates sobre esse tema, menor será o tempo necessário para a solidificação de uma sociedade mais equilibrada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Meu nome é Adriane e também sou finalista do Prêmio Top Blog, categoria SUSTENTABILIDADE. Se quiser dar uma olhadinha, segue o link:

    www.cpeaunesp.org

    Se quiser, pode votar! XD
    Obrigada..e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita Adriane. Parabéns pelo seu blog e já estou votando. Um grande abraço e sucesso, Alcimar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra