Emprego em Maio nos municípios com menos de 30 mil habitantes na Região Norte Fluminense

A movimentação do emprego nos municípios da Região Norte Fluminense, com menos de 30 mil habitantes, confirma a fragilidade das atividades internas e a dependência local aos projetos externos ou as intervenções governamentais de cunho pontual. O município de Conceição de Macabu é um bom exemplo de evolução do saldo de emprego em função de obras públicas de curta duração. Depois de apresentar um saldo positivo de emprego no primeiro trimestre do ano, os meses de abril e maio foram suficientes para negativar os bons resultados anteriores. No acumulado até maio, o município apresenta um saldo negativo equivalente a 157 vagas de trabalho destruídas.
O município de Quissamã, apresenta um bom resultado de emprego nos primeiros cinco meses do ano, porém extremamente concentrado nos serviços públicos.
São João da Barra, experimenta um processo dinamico da iniciativa privada, entretanto, totalmente dependente de projetos exógenos. O bom resultado apresentado é fruto das operações de construção do complexo portuário do Açu. É importante o entendimento de que esses projetos são importantes, entretanto o desenvolvimento local sustentável depende de uma melhor dinamica interna, potencializada pelo aumento da produtividade e competitividade das atividades econômicas locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra