Democracia e Direito de Propriedade: ações contraditórias em São João da Barra

O direito de propriedade, dentre outros, constituem a base da democracia, regime que norteia as relações de vivência no Brasil. E São João da Barra? É Brasil, porém as últimas notícias sobre desapropriação no quinto distrito indicam um caminho em outra direção. Nossa análise se baseia na publicação do jornal O Diário sobre o ato de desapropriação, promovido pelo Estado, de uma proprietária de 94 anos. Nenhum aspecto sociocultural foi levado em conta por esta decisão coercitiva e o valor atribuído à propriedade é simplesmente um escândalo. Uma área de 7.173 m2 desapropriada por R$ 178 mil, ou seja, R$ 24,81 por m2. Outra aberração é a finalidade da ação. Para uso de empresas ricas que não precisam de áreas desapropriadas de trabalhadores que dedicaram uma vida em atividades agrícolas de subsistência e criando os seus filhos com extrema dificuldade. É importante entender que o atual momento de transformação constrói um processo inflacionário, onde os preços da terra sobem fortemente em função da especulação imobiliária na área urbana e rural. A expectativa é de que os desapropriados passem por dificuldades neste novo contexto que se forma, já que a sociedade local se apresenta desestruturada, onde somente grupos políticos conseguem se articular em defesa de seus interesses. Sem mudanças mais consistentes, o cenário futuro é preocupante.

Comentários

  1. O mesmo jornal divulga que a prefeita e o governo do estado junto com empreendedores mantem o direito a propriedade, mencionado que será negociado com a CODIN cada propriedade do 5º Distrito após reunião do último dia 30/07. Essa informação procede ou é mais uma forma de iludibriar os agricultores.

    ResponderExcluir
  2. A dúvida sobre a atitude tomada pela prefeita e pela Sr Sérgio Cabral acredito ser somente política, pois se a prefeita tivesse preocupação com os Agricultores não teria feito o decreto na calada da noite. Acredito ser somente atitude eleitoreira...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra