Execução Orçamentária em Cardoso Moreira

Cardoso Moreira é o primeiro município da Região Norte Fluminense a depositar no banco de dados da Secretaria do Tesouro Nacional, os dados da execução orçamentária de 2009. A tabela acima indica a previsão, realização e os respectivos percentuais de execução das receitas correntes (tributárias e transferência correntes) e a previsão, execução e percentuais das despesas correntes (pessoal e encargos) e despesas de capital (investimento) no período.
A execução da receita tributária em 128,44% do valor orçado representa um ponto positivo, já que o esforço para aumentar as receitas próprias é essencial. O valor das transferências correntes realizadas, equivalentes a 83,12% das receitas correntes, mostra a forte dependência em relação a essa receita constitucional.
A execução da despesa de pessoal e encargos superou o valor orçado em 2,05% enquanto que o investimento executado alcançou o ínfimo percentual de 12,31%. Esse é o grande gargalo da região: dificuldade na execução do investimento e muita facilidade para executar custeio. Essa pratica inibe o desenvolvimento, já que a região não garante o processo de reprodução por falta das necessidades infra estruturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra