Execução Orçamentária em Cardoso Moreira

Cardoso Moreira é o primeiro município da Região Norte Fluminense a depositar no banco de dados da Secretaria do Tesouro Nacional, os dados da execução orçamentária de 2009. A tabela acima indica a previsão, realização e os respectivos percentuais de execução das receitas correntes (tributárias e transferência correntes) e a previsão, execução e percentuais das despesas correntes (pessoal e encargos) e despesas de capital (investimento) no período.
A execução da receita tributária em 128,44% do valor orçado representa um ponto positivo, já que o esforço para aumentar as receitas próprias é essencial. O valor das transferências correntes realizadas, equivalentes a 83,12% das receitas correntes, mostra a forte dependência em relação a essa receita constitucional.
A execução da despesa de pessoal e encargos superou o valor orçado em 2,05% enquanto que o investimento executado alcançou o ínfimo percentual de 12,31%. Esse é o grande gargalo da região: dificuldade na execução do investimento e muita facilidade para executar custeio. Essa pratica inibe o desenvolvimento, já que a região não garante o processo de reprodução por falta das necessidades infra estruturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições