Trajetória da exportação de minério do Brasil

O comércio externo com minério de ferro tem apresentado, segundo a tabela ao lado, uma certa recuperação do volume exportado. Em setembro o volume embarcado superou em 5,6% o volume antes da crise internacional. Entretanto, o valor da receita de exportação não tem apresentado a mesma dinâmica, já que os preços contratuais seguem uma tendência de declínio. Setembro contabilizou o menor preço desde de outubro de 2008. Percentualmente, a queda representa 38,1% em setembro, comparativamente, ao mês de outubro.

O gráfico a seguir, apresenta a trajetória declinante dos preços da commodity, praticados no periodo analisado. Essa trajetória ficou acentuada a partir de janeiro deste ano. Depois da crise financeira internacional instalada, os preços de exportação do produto seguiu declinando até setembro. Com isso a manutenção da receita em dolar depende de um maior esforço de venda em volume.
Acompanhar a evolução desse comércio externo é importante, já que o complexo portuário do Açu instalado em São João da Barra, tem por finalidade, dentre outras atividades, viabilizar a exportação de minério de ferro vindo de Minas Gerais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra