Trajetória da exportação de minério do Brasil

O comércio externo com minério de ferro tem apresentado, segundo a tabela ao lado, uma certa recuperação do volume exportado. Em setembro o volume embarcado superou em 5,6% o volume antes da crise internacional. Entretanto, o valor da receita de exportação não tem apresentado a mesma dinâmica, já que os preços contratuais seguem uma tendência de declínio. Setembro contabilizou o menor preço desde de outubro de 2008. Percentualmente, a queda representa 38,1% em setembro, comparativamente, ao mês de outubro.

O gráfico a seguir, apresenta a trajetória declinante dos preços da commodity, praticados no periodo analisado. Essa trajetória ficou acentuada a partir de janeiro deste ano. Depois da crise financeira internacional instalada, os preços de exportação do produto seguiu declinando até setembro. Com isso a manutenção da receita em dolar depende de um maior esforço de venda em volume.
Acompanhar a evolução desse comércio externo é importante, já que o complexo portuário do Açu instalado em São João da Barra, tem por finalidade, dentre outras atividades, viabilizar a exportação de minério de ferro vindo de Minas Gerais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições