IBGE mostra o novo retrato do Brasil rural


O retrato agropecuário do Brasil divulgado pelo IBGE, em função da conclusão dos resultados do censo de 2006, apresenta um quadro com certas dificuldades. A baixa escolaridade continua sendo um grande problema. Mais de 80% do produtores rurais são analfabetos ou não concluiram o ensino fundamental. Uma outra questão importante é a restrita orientação técnica, de origem governamental, que atinge somente 43% dos estabelecimentos, cuja área média dos assistidos é de 64 hectares.
Um outro aspecto observado, de natureza antropológica, é a dificuldade de adaptação dos jovens criados na área rural, nos centros urbanos. Muitos acabam desistindo de universidades ou trabalho em grandes empresas e retornam a sua origem para ajudar nos negócios de família. A nova geração rural tem contribuido para melhoria técnica nos processos de produção agropecuária.
Esse diagóstico pode melhorar o entendimento das questões relacionadas ao novo ciclo de mudaças que ocorre em São João da Barra por conta do complexo portuário. As decisões sobre capacitação profissional ou mesmo a desapropriação de terras no Açu devem ser avaliadas com base elementos dessa natureza para que problemas futuros possam ser evitados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra