Reflexos do Porto do Açu na Receita Tributária em São João da Barra

Os indicadores na tabela ao lado, mostram a evolução da Receita Tributária de São João da Barra. Como destaque, o Imposto sobre Serviços (ISS) que, a partir de 2007, cresce impulsionado pelas operações no complexo portuário do Açu. Em 2008, com a aceleração das obras, o crescimento foi substancial. O ISS cresceu neste ano 482,55% em relação a 2007, enquanto a receita tributária cresceu 227,60% no mesmo período. O ISS representou 72,66% da Receita Tributária em 2008.

Veja a evolução graficamente


Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional

Comentários

  1. Existem dados ou estudos que indiquem a expectativa, para 2009 em diante? Se seria continuar crescendo,numa escala menor, até chegar num nível estável; ou manter-se nesta faixa de 10 e 7,5 milhões, indicando que já foi atingido um patamar estável?

    ResponderExcluir
  2. Interessante o impacto q o início dos empreendimento já demonstra. Possivelmente, deverá aumentar ainda no período de investimento proposto, mas após a entrada em operação, quais são as expectativas?

    ResponderExcluir
  3. Andrey,esse novo quadro que se estabelece na região, em função dos investimentos do porto, está totalmente virgem. Não existe qualquer estudo científico, a não ser os estudos de impacto ambiental. O nosso blog começa a disponibilizar alguns dados e análises no campo econômico e, no momento, estamos propondo um projeto de pesquisa para estudar a natureza do aglomerado econômico em evolução e suas reais perpectivas.

    Angeline, durante a fase de construçào do porto, existe uma forte movimentação de mão-de-obra. Hoje estão alocadas aproximadamente 2.000 pessoas trabalhando no projeto. Quando o porto iniciar as operações serão, aproximadaente, 350 pessoas na atividade de mineraçào. Deve-se somar a essa atividade, outras como: unidade de pelotizaçào, termoelétrica e outras demandas em funçào da importante estrutura logistica que será instalada. Logicamente, os reflexos econômicos serão subsanciais.
    Abraços, Alcimar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra