A importância econômica do Festival da Tilápia e do projeto Capacitar para Transformar


O Festival da Tilápia, em seu terceiro dia no Sesc Mineiro de Gruassai, numa parceria com o evento Agostronomia Cultural, animou o sabado dos turistas mineiros, teresopolitanos, cariocas, campistas, sanjoanenses, dentre outros, com lindas apresentações culturais. A Festa do Divino, com a tradicional dança do pau de fitas, representou o Estado de Minas Gerais enquanto a evolução da escola de samba Chinês, de São João da Barra, representou a cultura do Estado do Rio de Janeiro.
No Festival da Tilapia, os presentes puderam verifcar a importância dessa atividade. Além da comercialização do filé, outros produtos a base do pescado como: empadas, pastéis, kibes, iscas, e escondidinho, foram demonstrados comprovando a viabilidade de agregação de valor na atividade de piscicultura.
Esta atividade foi apresentado ao município através do projeto Capacitar para Transformar em 2004, com objetivo de gerar trabalho e renda. A idéia de integrar diversas atividades como o cultivo da tilapia em tanques forrados com plástico em solos arenosos, o processamento industrial do pescado com o aproveitamento total da carcaça, representa uma estratégia fundamental para a recomposição econômica, social e ambiental no município.

















Esse tipo de configuração produtiva pode servir de exemplo para indução ao desenvolvimento econômico em espaços onde predominam as atividades tradicionais. Nestas, a inovação está presente, como no caso da piscicultura, onde a biologia de reprodução, as técnicas de zootecnia, economia e engenharia de produção completam a estrutura de conhecimento multidisciplinar essencial a qualquer atividade, tanto tradicional como de alta tecnologia.
O encerramento do Agostronomia Cultural e Festilápia será no próximo sábado as 19 hs no Sesc Mineiro em Grussai - São João da Barra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação