Saldos das operações financeiras em maio na RNF

A movimentação financeira nos municípios da Região Norte Fluminense, em maio, apresentou os saldos indicados da tabela acima, relativos às operações de crédito, depósito a vista do governo, depósito a vista do setor privado e depósito a prazo, segundo o Banco Central do Brasil.
Comparativamente ao mês de abril, algumas variações chamam atenção. Campos, por exemplo, apresentou um crescimento de 6,09% nas operações de depósito a prazo. Carapebus apresentou uma queda de -16,59% nos depósitos a vista privado. Cardoso Moreira teve queda de -67,24% nos depósitos a vista de governo e queda de -28,23% nos depósitos a prazo. Conceição de Macabu aumentou os depósitos a vista de governo em 52,30% e os depósito a vista privado em 32,18%. Quissamã teve queda de - 31,18% nos depósitos a prazo e São Francisco de Itabapoana apresentou queda de -13,82% nos depósitos a vista de governo e queda de -16,07% nos depósitos a vista privado. São João da Barra teve queda de -84,54% nos depósitos a vista de governo e um crescimento 159,28% nos depósitos a prazo.


Na avaliação sobre a preferência pela liquidez, tanto do público (PLP), quanto dos bancos (PLB), o quadro pouco mudou nos municípios da região, exceto São João da Barra. O município melhorou sensivelmente os seus indicadores. A preferência pela liquidez do público saiu de 0,46 em abril, para 0,19 em maio e a preferência pela liquidez dos bancos de 0,56 para 0,39. É importante observar que quanto menor esses indicadores, melhor é a confiança do público e do sistema financeiro no sistema econômico local. Essa condição é fundamental para o desenvolvimento econômico, em função do incentivo ao investimento produtivo e da geração de emprego e renda.


Comentários

  1. Professor, fiquei com algumas duvidas em relação à essa postagem. Não consegui assimilar os termos deposito a prazo e preferência pela liquidez. Teria como o senhor explicar o conceito desses termos?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Andrey, os depósito a prazo equivalem aos recursos aplicados nas diversas operações (CDBs, fundos, RDBs e ouros papéis)no sistema financeiro. Quanto ao termo preferência pela liquidez, quer dizer: mater o dinheiro em plena liquidez (depósito a vista)ou aplicar em busca de rentabilidade.

    O que que motiva a aplicaçào dos recursos financeiros é a confiança que o aplicador tem no sistema.
    Abrços, Alcimar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra