Saldos das operações financeiras em maio na RNF

A movimentação financeira nos municípios da Região Norte Fluminense, em maio, apresentou os saldos indicados da tabela acima, relativos às operações de crédito, depósito a vista do governo, depósito a vista do setor privado e depósito a prazo, segundo o Banco Central do Brasil.
Comparativamente ao mês de abril, algumas variações chamam atenção. Campos, por exemplo, apresentou um crescimento de 6,09% nas operações de depósito a prazo. Carapebus apresentou uma queda de -16,59% nos depósitos a vista privado. Cardoso Moreira teve queda de -67,24% nos depósitos a vista de governo e queda de -28,23% nos depósitos a prazo. Conceição de Macabu aumentou os depósitos a vista de governo em 52,30% e os depósito a vista privado em 32,18%. Quissamã teve queda de - 31,18% nos depósitos a prazo e São Francisco de Itabapoana apresentou queda de -13,82% nos depósitos a vista de governo e queda de -16,07% nos depósitos a vista privado. São João da Barra teve queda de -84,54% nos depósitos a vista de governo e um crescimento 159,28% nos depósitos a prazo.


Na avaliação sobre a preferência pela liquidez, tanto do público (PLP), quanto dos bancos (PLB), o quadro pouco mudou nos municípios da região, exceto São João da Barra. O município melhorou sensivelmente os seus indicadores. A preferência pela liquidez do público saiu de 0,46 em abril, para 0,19 em maio e a preferência pela liquidez dos bancos de 0,56 para 0,39. É importante observar que quanto menor esses indicadores, melhor é a confiança do público e do sistema financeiro no sistema econômico local. Essa condição é fundamental para o desenvolvimento econômico, em função do incentivo ao investimento produtivo e da geração de emprego e renda.


Comentários

  1. Professor, fiquei com algumas duvidas em relação à essa postagem. Não consegui assimilar os termos deposito a prazo e preferência pela liquidez. Teria como o senhor explicar o conceito desses termos?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Andrey, os depósito a prazo equivalem aos recursos aplicados nas diversas operações (CDBs, fundos, RDBs e ouros papéis)no sistema financeiro. Quanto ao termo preferência pela liquidez, quer dizer: mater o dinheiro em plena liquidez (depósito a vista)ou aplicar em busca de rentabilidade.

    O que que motiva a aplicaçào dos recursos financeiros é a confiança que o aplicador tem no sistema.
    Abrços, Alcimar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra

As medidas do governo do estado e suas contradições