Operações bancárias na Região Norte Fluminense

O quadro ao lado apresenta os saldos de crédito, depósito a vista do governo, depósito a vista do setor privado e depósito a prazo, no mês de abril de 2009, referentes aos municípios da Região Norte Fluminense (Banco Central do Brasil). Para verificar o papel do sistema financeiro no desenvolvimento econômico, a teoria pós-keynesiana indica a análise dos índices de preferência pela liquidez do público - PLP (depósitos a vista / depósito total) e preferência pela liquidez dos bancos - PLB (crédito / depósito a vista). O PLB mostra a disposição dos bancos em gerar operações de crédito dos depósitos a vista nos municípios, enquanto o PLP mostra a disposição do público em aplicar os recursos disponíveis na rede bancária local. Assim, quanto menor é o indicador, melhor é a situação do município, no que diz respeito, a confiança e capacidade de atrair investimentos produtivos.


Observando o gráfico ao lado, o município de Campos apresenta indicadores bem mais razoáveis do que os outros municípios. Segundo a teoria, regiões com uma melhor estrutura bancária e melhor estrutura econômica atraem recursos de regiões menos desenvolvidas e com uma estrutura bancária deficiente. Na Região Norte Fluminense, Campos valida a teoria apresentando índices baixos de PLP e PLB, enquanto Cardoso Moreira apresenta indicadores bem elevados.
Uma avaliação mais ampliada foi verificada na região para os períodos de 1999 e 2006, cujos resultados foram postados neste blog. Os resultados atuais indicam uma razoavel melhora em termos que confiança nos municípios de Campos, Macaé e Quissamã e uma piora no município de São João da Barra.

Comentários

  1. Professor:

    Não me canso de citar, dá-lhe QUISSAMÃ. Se eu tivesse tempo e $$$ iria a Quissamã conhecer o "mapa da mina"...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Herval. É importante identificar o nível de confiança para investimentos produtivos nos municípios. Afinal, disso depende o emprego.

    Angeline, realmente Quissamã vem apresentando bons resultados. Parece existir comprometimento dos gestores públicos co o município.

    Abraços, Alcimar Chagas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra