Negócio com minério de ferro

O aumento da oferta de minério de ferro no mundo interessa a China, já que a sua dinâmica industrial acaba concentrado muito poder em três grandes produtores: Vale, Rio Tinto e BHP Bilition, no momento de determinar os preços.
Visando flexibilizar tal situação, a China pode assumir uma participação em um projeto de porto e de infraestrutura ferroviária avaliado em US$ 3,3 bilhões no cinturão de minério de ferro do Estado australiano de Austrália Ocidental, planejado pelas empresas Murchison Metals e a japonesa Mitsubishi Corp.
Conforme pode-se ver, a Região Norte Fluminense tem fortes concorrentes nos investimentos da China em negócios envolvendo minério e infraestrutura portuária.

Comentários

  1. diante disso, professor, quais atitudes governamentais (da rnf) o senhor acha que ajudariam a gerar uma vantagem competitiva?

    ResponderExcluir
  2. Andrey, o papel do governo é dotar o espaço local de infraestrutura, capaz de atrair o investimento privado. Neste caso, é fundamental um bom estoque de recursos humanos qualificados, ambiente inovativo, instituições participativas,cultura ética e cooperativa, economia de mercado e regras constitucionais claras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

São João da Barra: uma coletividade oprimida politicamente que dá sinais de reação

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra