Conjuntura Econômica da China

Informações sobre a conjuntura econômica da China, divulgadas recentemente nos relatórios do Fundo Monetário Internacional, são otimistas e interessa a Região Norte Fluminense, já que este País é um potencial parceiro para os negócios futuros. As análises do FMI confirmam que o País foi atingido fortemente pela crise econômica global, a qual refletiu, especialmente, no excesso de capacidade ociosa nas indústrias. A crise levou as exportações a uma posição dramática de queda e o crescimento atual do Produto Interno Bruto é o mais baixo em mais de uma década.
Entretanto, a resposta do governo Chines tem sido efetiva. Foram feitas intervenções importantes para dinamizar a consumo interno, além das medidas de políticas monetárias e fiscais para compensar o declínio da demanda mundial e da queda do investimento privado. Os analistas entendem que existem sinais de recuperação que estão corrigindo firmemente o estabelecido. Dados recentes são encorajadores e há sinais de que uma reviravolta econômica está acontecendo. Indicadores de consumo estão relativamente fortes, a produção industrial parece estar se reerguendo e o mercado trabalhista parece estar absorvendo trabalhadores das indústrias de exportação.
Os indicadores a seguir corroboram essas indicações.









Visão gráfica: Percentuais de PIB, Consumo e Investimento


visão gráfica: Exportação, Importação e Balanço Comercial (percentuais do PIB)







Comentários

  1. Angeline, a India,juntamente com o Brasil, Russia e China, formam o famoso BRIC. Existem muitas expextativas sobre esses países, considerados em desenvolvimento,porém com perspectiva de liderar a reestruturação econômica mundial. A india é um país interessante pelas marcantes diferenças. Lá convivem duas partes distintas: uma bastante atrasada e uma altamente modernizada, fruto de grande investimento em educação e ciência e tecnologia. Quanto a preocupação com a China, é devido a potencial possibilidade de negócios futuros que beneficiarão a nossa região.
    Abraços, Alcimar

    ResponderExcluir
  2. Perfeitamente, pasmem,a INdia tem sido um dos países q mais produziu para o cinema, nos últimostempos. Tenho acompanhado com muito interesse esse debate aqui. Creio apenas q tenha se confundido com o título, mas fiz o alerta e funcionou.

    Gostei muito da preocupação e divulgação do universo q se instala.

    Abçs
    Angeline

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Angeline. Abraços Alcimar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como um discurso descuidado induz a erros grosseiros!

SITUAÇÃO DA PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2012

Porto do Açu em alta e deterioração do comércio em São João da Barra